Voleibol Sentado
Regras
No Voleibol sentado competem atletas amputados, principalmente de membros inferiores e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Em relação ás medidas do campo, este é menor, com 10m x 6m, e a altura da rede é inferior à da modalidade, com cerca de 1,15m do solo no masculino e 1,05m para o feminino. Os atletas jogam sentados no campo.
No voleibol Paralímpico, o serviço pode ser bloqueado. O campo divide-se em zonas de ataque e defesa. O contacto com o chão deve ser mantido em toda e qualquer acção, sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos. Cada jogo é decidido na melhor de cinco sets, vencendo a equipa que marcar 25 pontos no set. Em caso de empate, ganha o primeiro que obtiver dois pontos de vantagem. Há ainda o tie break de 15 pontos.
O voleibol Paralímpico é organizado internacionalmente pela Organização Mundial de Voleibol para Deficientes (WOVD).
Classificação
O sistema de classificação funcional do voleibol é dividido, portanto, entre amputados e les autres. Para amputados, são nove classes básicas baseadas nos seguintes códigos:
- AK – Acima ou através da articulação do joelho (above knee)
- BK – Abaixo do joelho, mas através ou acima da articulação tálus-calcanear (below knee)
- AE – Acima ou através da articulação do cotovelo (above elbow)
- BE – Abaixo do cotovelo, mas através ou acima da articulação do pulso (below elbow)
- Classe A1 = Duplo AK
- Classe A2 = AK Simples
- Classe A3 = Duplo BK
- Classe A4 = BK Simples
- Classe A5 = Duplo AE
- Classe A6 = AE Simples
- Classe A7 = Duplo BE
- Classe A8 = BE Simples
- Classe A9 = Amputações combinadas de membros inferiores e superiores
Em les autres são enquadradas pessoas com alguma deficiência locomotora. Atletas pertencentes a categorias de amputados, paralisados cerebrais ou afetados na medula espinhal (paratetra-pólio) podem participar em alguns eventos pela classificação les autres.
Sem comentários:
Enviar um comentário