Desporto Adaptado -

A minha foto
O meu nome é Mafalda Ribeiro, tenho 21 anos e este blog foi criado para uma unidade curricular onde estudo. Este blog irá fazer referencia ao desporto adaptado. Este tema foi escolhido por mim, pois é uma área que me chama a atenção e gosto muito.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Paixão !

Basquetebol em Cadeira de Rodas


O jogo de Basquetebol em cadeira de rodas:

O Basquetebol é jogado por duas (2) equipas de cinco (5) jogadores cada. O objectivo de cada equipa é introduzir a bola no cesto adversário e evitar que a outra equipa marque pontos.  

Campo de jogo:

O campo de jogo deve ser uma superfície plana, dura, livre de obstáculos com as dimensões de 28 m. de comprimento e de 15 m. de largura,

Regras de jogo:

  • O jogo consiste em quatro (4) períodos de dez (10) minutos.
  •  Deverá existir um intervalo de jogo de vinte (20) minutos antes da hora marcada para o seu início.
  • Deverão existir intervalos de jogo de dois (2) minutos entre o primeiro e o segundo períodos (primeira parte), entre o terceiro e quarto período (segunda parte) e antes de cada período suplementar. 
  • Deverá existir um intervalo de jogo de quinze (15) minutos entre a primeira e a segunda parte. 
  • Um intervalo de jogo começa: -Vinte (20) minutos antes da hora marcada para o início do jogo. -Quando soa o sinal do cronómetro de jogo para o fim de um período. 
  • Um intervalo do jogo acaba: - No início do primeiro período, quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro principal na bola ao ar. - No início de qualquer outro período, quando a bola é colocada à disposição de um jogador que fará a sua reposição de fora do campo.
  • Se o resultado está empatado no final do tempo de jogo do quarto período, o jogo deve continuar por tantos períodos suplementares de cinco (5) minutos, quantos os necessários para anular o empate. 
  • Se uma falta é cometida quando ou imediatamente antes do sinal sonoro do cronómetro de jogo para o fim do tempo de jogo, todos os eventuais lances livres deverão ser executados depois do fim do tempo de jogo. 
  • Se um período suplementar é necessário em consequência deste(s) lance(s) livre(s), todas as faltas cometidas depois do fim do tempo de jogo devem ser consideradas como ocorridas durante o intervalo de jogo e o(s) lance(s) livre(s) devem ser executados antes do início do período suplementar.  

Sem comentários:

Enviar um comentário