Rugby
As equipas são formadas por quatro jogadores e há oito suplentes à disposição do técnico. Esta grande quantidade de suplentes é explicada pela intensidade das colisões entre os competidores e suas cadeiras.
As dimensões do campo de rugby são as seguintes: 15m de largura por 28m de comprimento. O campo é dividido em duas áreas. Existe um círculo central e duas áreas-chave (tipo de “grande área”), que ficam à frente das linhas de ensaio. Os jogadores de ataque só podem ficar dentro da área-chave por máximo de dez segundos, enquanto três jogadores de defesa têm o direito de permanecer no local por tempo indeterminado. A entrada do quarto jogador na área-chave resulta em uma penalidade.
O objectivo do rugby é realizar ensaios, delimitado por duas barras verticais na linha de fundo do campo; para fazê-lo é preciso passar a linha de fundo adversária com as duas rodas da cadeira.
O início do jogo funciona como no basquetebol, dois atletas permanecem dentro do círculo central na disputa pela bola, lançada ao ar pelo árbitro.
As partidas são divididas em quatro períodos de oito minutos cada.