Desporto Adaptado -

A minha foto
O meu nome é Mafalda Ribeiro, tenho 21 anos e este blog foi criado para uma unidade curricular onde estudo. Este blog irá fazer referencia ao desporto adaptado. Este tema foi escolhido por mim, pois é uma área que me chama a atenção e gosto muito.

quarta-feira, 18 de março de 2015

'Mundo do Desporto Adaptado'

Nesta 'mensagem',  irei falar-vos de tudo o que envolve o mundo do desporto adaptado...
No inicio irei retratar tudo a nível nacional, de seguida a nível internacional/mundial.

Federação portuguesa de desporto para pessoas com deficiência (FPDD):
A FPDD, fundada em 7 de Dezembro de 1988, tornou-se responsável pela preparação e coordenação da representação nacional em eventos desportivos internacionais. O nosso pais teve representado em: Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sidney 2000 , Atenas 2004 e em Beijing 2008 e ainda é representado por seleções nacionais nos Campeonatos do Mundo e da Europa que ainda hoje em dia são realizados, 

Esta federação é definida como multidesportiva. É dotada de Utilidade Pública Desportiva, constituída por associações sem algum tipo de fim lucrativo. Esta continua a nível nacional e com o desenvolvimento de diversas modalidades desportivas no âmbito do desporto para pessoas com deficiência, divididas assim por área de deficiência.

Em Associados efectivos as

Mantêm-se, como Associados efectivos as cinco Associações Nacionais de Desporto por Deficiência, abreviadamente designadas por (ANDD's): 
  • ANDDVIS-Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais;
  • ANDDI-Portugal-Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual;
  • ANDDEMOT-Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Motora;
  • LPDS-Liga Portuguesa de Desporto para Surdos;
  • PC-AND-Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto.
A nível internacional/mundial, temos bastantes associações referentes a esta área, irei fazer referência:


  • ISCD-International Committee of Sports of the Deaf;
  • ISMGF-International Stroke Mandeville Games Federation;
  • ISOD-International Sports Organization for Disabled;
  • CP-ISRA-Cerebral Palsy-international Sports Recreation and Association;
  • IBSA-International Blind Sport Association;
  • ICC-International coordenating Committee;
  • INAS-FID-International Association Sport for Persons with Mental Handicap;
  • IPC-International Paralympic Committee;
  • ISF-International Sport Federation;
  • NSO/NPC-National Sport Organization/National Paralympic Organization

Resumindo:



quarta-feira, 4 de março de 2015

Como tudo começou ...

Em 1948, Sir Ludwin Guttmann decidiu organizar em Inglaterra uma competição desportiva entre os veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesão na espinal medula. Passado quatro anos desta competição ter iniciado, jogadores da Holanda juntaram-se e cresceu assim um movimento internacional. 

Pela primeira vez, passados 12 anos em Roma, foram realizados jogos ao estilo olímpico para atletas com deficiência, e que atualmente se denominam como paralímpicos. 

1976, este ano foi marcado por se ter acrescentado outros grupos de deficiência aos jogos já referidos em Roma. Com isto, surgiu a ideia de juntar esses diferentes grupos em competições desportivas internacionais. Neste mesmo ano realizaram-se os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno na Suécia.

Aos longos dos anos os jogos Paralímpicos passaram a ser vistos como eventos desportivos de elite para atletas com deficiência. Este evento cresceu de uma maneira gigantesca desde o seu primeiro dia, desde o número de atletas como o numero de países que nele participam.

Estes jogos (Jogos Paralímpicos) sempre se realizaram no mesmo ano que os Jogos  Olímpicos. Desde os Jogos Paralímpicos de Seul(1988) e Jogos Paralímpicos de Inverno de Albertville(1992) estes jogos começaram a realizar-se no mesmo local que os jogos olímpicos.